sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Aprendizagem Significativa - Conhecimento Socialmente Relevante e TIC

O propósito final no processo educativo é a melhor aprendizagem dos alunos. Essa aquisição da aprendizagem passa por uma série de fatores que influenciam e determinam muitas vezes a eficiência neste processo. Debruçar sobre esse assunto é refletir sobre possibilidades, é avaliar meios, é estar aberto a inovações, ao mesmo tempo, revisitar processos tradicionais com vistas a implementação de mudanças em função de julgamentos de eficiência.

Uma das vias comuns ao se pensar nessa melhoria da aprendizagem é o uso de TIC, porém, seu uso não representa a redenção completa do processo de fazer educação. Mas, as possibilidades que elas oferecem, oportuniza às mentes abertas e criativas, uma infinidade de meios para interferir no processo educativo com vistas a uma maior eficiência na aquisição da aprendizagem.

Quando se fala em melhor aprendizagem como finalidade do processo educativo, sabe-se que ela ocorre mais eficazmente por meio de desafios e problemas. Assim estabelecer um processo em que o desafio e o problema estejam presentes, consiste em criar situações que instigue o aluno a desenvolver interesse pela temática abordada, pelo fenômeno estudado, de modo que esse interesse se reflita na predisposição maior para aprender, pois, partindo da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, um pré-requisito para que a aprendizagem significativa ocorra, é o interesse do indivíduo em aprender e que este conhecimento seja socialmente relevante. Vendo por esse ângulo, a aplicação de TIC na educação, pode ocorrer por duas vertentes, primeiro como meio para instigar e oportunizar ao aluno o interesse em aprender e deixá-lo preparado para a aquisição da aprendizagem significativa, segundo, como via de apresentação de uma temática por multi-meios o que amplia o leque de possibilidades de se explorar uma temática.

Ainda dentro da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, o conhecimento novo só é estabelecido na mente do estudante, quando este tem os “subsunçores” que seriam uma espécie de “ancoradouro” onde o conhecimento em processo de aquisição possa ser ancorado. Para que o professor identifique a presença desses “subsunçores”, é necessário fazer o levantamento de conhecimento prévio que o estudante já tem sobre aquela temática que está sendo trabalhada, para só depois proceder às situações-problemas. Os questionamentos podem ser uma via de aquisição dessa informação essencial para o trabalho do professor, bem como a exploração de uma fotografia, de um recurso sonoro, de um vídeo curto, enfim, por um sem número de outras vias que TIC encontram seu lugar.  

Para Ausubel, o fator isolado que mais influencia a aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe, assim, cabe ao professor identificar isso e ensinar de acordo. Novas idéias e informações podem ser aprendidas e retidas, na medida em que os conceitos relevantes e inclusivos estejam adequadamente claros e disponíveis na estrutura do indivíduo e funcionem, dessa forma, como ponto de ancoragem às novas ideias e conceitos. Daí, a importância de se saber sobre os conhecimentos prévios dos alunos. Quando esse conhecimento prévio não existe na estrutura cognitiva dos estudantes, se procede ao que Ausubel chamou de “organizadores prévios”. Estes seriam as vias pelas quais se estabelece os “subsunçores” para a ancoragem posterior do conhecimento. Aqui, um bom meio para o estabelecimento desses organizadores prévios são os documentários a que hoje se tem acesso na Web. Desde os disponíveis no Youtube, ao acervo da TV Escola. Porém, não se pode deixar de mencionar a importância da intencionalidade didática na utilização de TIC, bem como um bom planejamento das estratégias a serem utilizadas, sem isso, certamente qualquer que seja a estratégia didática, com o uso de TIC ou não, não logrará êxito.

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