Podcast

A Utilização de Podcast em aulas

A difusão de Podcast na internet é largamente realizada e importante portadora de informações. O formato pode ser utilizado pelo professor no momento da abertura de aulas sobre variadas temáticas. Momento esse que funcina no levantamento de conhecimentos prévios da turma e a sintoniza com o tema a ser tratado. Os podcast utilizados aqui são oriundos de várias fontes da internet e versam sobre temáticas diversas dentro de Ciência e Tecnologia. 

Como se trata de arquivos de áudio, devem ser curtos e comunicar notícias, princípios, processos, enfim, elementos que possam contribuir para a aula com o objetivo de introduzir um tema, ao tempo em que exercita a criatividade dos alunos ao criar na imaginação as imagens necessárias na ilustração do áudio.

Serviço Português da Rádio Nederland


(Clique no título do player abaixo para carregar e ouvir)

Avanço na Tecnologia de biocombustível

Pesquisadores da Universidade de Twente, na Holanda, desenvolveram uma nova técnica com a qual se pode produzir biocombustíveis em grande escala sem ameaçar a produção de alimentos. O óleo é feito com serragem de madeira e restos da produção agrária e pode ser transformado em combustível para automóveis e aviões em refinarias de petróleo.


Com esta notícia apresentada no podcast, o professor pode abrir uma aula em temáticas ambientais tais como produção de alimentos X produção de oleaginosas, a reciclagem e utilização de restos orgânicos, tratar conteúdos da química no que se refere aos processos de produção de biodiesel, em geologia pode-se discutir o processo de produção de petróleo, enfim, pode-se utilizar em outras intervenções que a criatividade permita.


Batalha pela patente de genes nos tribunais dos EUA


Nos Estados-Unidos, uma batalha judicial está sendo travada sobre o direito da patente de genes. Os interesses econômicos são grandes, assim como a questão ética. A crescente quantidade de patentes se interpõe cada vez mais com pesquisas médicas pioneiras.

O podcast abaixo, também retirado do Serviço Português da Rádio Nederland, reporta a temática da patente de genes por empresas de pesquisas científicas. Pode ser utilizada para abrir discussão sobre ética na pesquisa médica e genética, investimento em pesquisa, propriedade intelectual, patentes de genes. Assuntos esses que estão na atualidades como centro de controvérsias.

Produzindo os próprios podcast

Pensando mais uma vez no professor como produtor de material de apoio didático utilizando TICs no ensino de ciências, proponho aqui que o professor possa ele mesmo elaborar seus podcasts com notícias científicas para utilizar em suas aulas. Para isso algumas ferramentas são necessárias, como um bom editor de áudio tipo Sound Forge ou Audacity instalados em um computador com microfone e caixas de som. A ideia é buscar atualidades na própria Internet com o intuito de ilustrar algum assunto, gravar a leitura no software de áudio, depois introduzir fundo musical, se for o caso, ou outros recursos de áudio como os afeitos pelos contra-regras, tais como ruidos da natureza, de pessoas, ou mesmo fragmento de entrevistas, a mixagem desses elementos e o produto final em arquivo de mp3. O uso de arquivos de áudio está na facilidade dos recursos materiais para sala de aula, um simples aparelho de som portátil é suficiente para esse emprego.

Abaixo está um exemplo de um podcast produzido utilizando esses softwares a partir de uma notícia do site da BBC Brasil na seção Ciência & Saúde.
















Esta notícia pode ser usada para se introduzir conteúdos como divisão celular, embriologia, entre outros. Por usar termos técnicos, tais como "blastocisto", pode funcionar como elemento desencadeador de pesquisa.



Utilização de Podcast em transmissões de Rádio FM


Outra sugestão que pode ser interessante no trabalho com os podcasts é a utilização de aparelhos receptores de rádios FM para serem os veículos de transmissão de informação científica. Para isso é necessário adquirir certo número de aparelhos baratos para ser usados nas equipes. O bom seria um rádio para cada equipe de 4 componentes. Portanto, para uma sala com 40 alunos, um número de 10 aparelhos. Estes aparelhos podem ser adquiridos por R$ 10,00 a unidade, portanto R$ 100,00 de custo na aquisição dos aparelhos. Outro componente fundamental do kit é um simples transmissor de FM do tipo utilizado em automóveis, que pode ser adquirido por R$20,00. Além disso, é necessário um cartão SD para se gravar os podcasts a serem usados nas aulas. Esse cartão se conecta numa leitora do transmissor de FM e funciona como a central de difusão dos podcasts. Cada equipe de 4 componentes recebe para o trabalho um rádio FM, folhas de papel com questões sobre o áudio que ouvirão. Todos podem se acomodar em pontos diferentes do espaço escolar, um transmissor FM desse, pode enviar o sinal a um raio de 10 a 20 metros em frequência diferente das faixas comerciais. Outra possibilidade é a utilização de aparelhos celulares que possuam Rádio FM dos próprios alunos, desde que sintonizados na mesma freqüência. O foco do trabalho é transmitir uma notícia específica sobre determinado assunto a ser trabalhado na aula. As equipes ouvirão a transmissão e pensarão sobre os pontos específicos. As transmissões devem ser curtas para que o professor possa repeti-las algumas vezes. As equipes, portanto, receberão um determinado tempo para ouvir o podcast, sabendo que o áudio se repetirá ao final de cada transmissão. Assim, como será reiniciada nova transmissão, o professor deve estar atento para repetir a transmissão, para isso, e em função de maior mobilidade, é interessante que o transmissor seja do tipo que possua controle remoto ou, simplesmente o professor pode salvar o mesmo podcast várias vezes no cartão SD para que o mesmo seja repetido automaticamente, sem a necessidade do professor ficar repetindo por meio do controle. Lembrando que, apesar desses aparelhos serem projetados para uso em automóveis, qualquer alimentador USB, do tipo usado para carregar aparelhos de mp4 ou celulares, com um cabo USB, pode ser acoplado ao transmissor, que passará a alimentar o transmissor em uma tomada elétrica comum.Muitos podem perguntar se o mesmo efeito não seria obtido por uma transmissão coletiva de um áudio num aparelho de som comum na própria sala de aula. Porém, a intenção aqui é o trabalho por equipe, e de um modo que seja confortável para o grupo, que pode se localizar em espaços fora da própria sala de aula, já que a transmissão ocorre para o rádio FM. Lembrando que um dos pilares da educação para o século XXI, prega o aprender a conviver e a ser, essas aprendizagens são conquistadas no trabalho coletivo e colaborativo.

Carregador USB
Esta utilização de transmissão de podcast e rádios FM abre muitas possibilidades para o ensino de ciências, bem como para outras áreas. Desde a utilização como atividade de transmissão para o levantamento de concepções prévias sobre um assunto, até como via de avaliação. Já que o professor poderia elaborar uma atividade avaliativa que tivesse a transmissão de informações e instruções via rádio, abrindo a possibilidade para a construção coletiva de idéias dentro das equipes, levando ao desenvolvimento de habilidades como a manutenção de atenção ao que se ouve a centralização da atenção em um foco, o aguçamento da imaginação, sem contar que é algo que se assemelha a algo que pertence ao cotidiano de cada um sendo utilizada com intencionalidade didática. 

O ideal é que o uso desse kit desperte o próprio aluno para a produção de seus próprios podcast com o auxílio do professor. Nesta linha, o trabalho poderia ser uma pesquisa sobre determinado assunto e que o produto da pesquisa deveria ser em forma de podcast com duração predeterminada. Desta forma o professor poderia intervir mostrando a necessidade de um planejamento numa produção assim, mostrando a importância de diversas fases no trabalho como pesquisa, roteiro, montagem do áudio com seus recursos fônicos, capacidade de síntese, clareza na transmissão de informações, disciplina e criatividade.


Faça uma Web Rádio e se lance para o mundo


Em tempos de podcasts e rádios, que tal colocar uma rádio no ar? No passado isso era quase impossível, como ainda o é quando se trata de rádio comercial. Mas, com o advento da internet o que era praticamente fora de cogitação, pode ser real e de maneira simples. Hoje existem servidores de streaming acessível e gratuito. Os programas podem rodar diretamente do computador pessoal pelo Media Player ou pelo Winamp e a programação pode ser feita com uma seleção de músicas da sua biblioteca de áudio. Aqui, para personalizar sua rádio, podem ser produzidos podcasts com notícias de temática específica, sendo suficiente o Sound Forge da Sony para gravar os elementos que lhe interessam na sua rádio. Uma boa programação intercala músicas, que podem apresentar um estilo eclético, ou mesmo um estilo específico e entre blocos de músicas pode se veicular os podcasts com informações específicas. Assim, é possível manter um fluxo com uma boa programação. Obviamente que inicialmente para se estabelecer um padrão na sua rádio é necessário um pouco de estudo do que veicular e de como estabelecer uma programação bem distribuída na sua grade de programas, isso, só o tempo vai aos poucos determinar, por enquanto, pode-se pensar em transmissão experimental, ampliando aos poucos as possibilidades.

Mas, como fazer tudo isso? Primeiramente, temos que dispor de alguns softwares para estabelecer o fluxo do que sai do seu computador para a rede, para isso, pode ser usado o SimpleCast 2.5.3. Este programa consegue transmitir qualquer som lançado na placa de som, por microfone, ou player para a internet. De fácil manuseio nas suas configurações que são feitas a partir dos dados de um servidor de streaming, como o Listen2myradio ou o Free Stream Hosting. Recomenda-se aqui o Free Stream Hosting por duas razões, primeiro pela facilidade de configuração e segundo pela possibilidade de postar o seu player em blogs e sites, além de poder ser tocado diretamente no Media Player ou no Winamp. Para isso, a única contrapartida do cliente é postar um banner de propaganda recomendada pelo servidor junto com o player da rádio, pois são esses anúncios que permitem a manutenção gratuita do serviço.

Como possibilidades para o trabalho de apoio didático utilizando-se uma rádio on-line, o professor pode veicular, a título de trabalho para a turma, um programa específico em que sejam passadas instruções para a realização de uma pesquisa sobre um assunto que se esteja trabalhando em sala de aula para ampliar o repertório da turma sobre o assunto. Para isso o professor deverá instruir a turma sobre o horário de veiculação do programa, bem como o endereço do streaming, a duração do programa e se for o caso, algum direcionamento do que o aluno deve observar no programa. Assim, se estabelece uma motivação diferenciada e de certa forma uma disciplina para que o aluno realize a tarefa. Como requisito o aluno deve ter acesso a internet para esse fim, porém, se não for possível, o professor pode orientar as equipes alguém no grupo possa gravar o programa e depois distribuir o mp3 para que os alunos possam ouvir em seus aparelhos de mp3, mp4 e similares.

Utilizando essas ferramentas mencionadas acima, foi criado a Tingui Rádio Web para o blog e para o site, cujo estilo é veicular World Music, intercalando na sua programação podcast produzido com notícias do mundo das ciências e da tecnologia, coletadas em sites diversos. Confira abaixo o player.  Aos que tenham interesse em detalhamento de como colocar sua rádio no ar, entrem em contato. Como se está transmitindo em caráter experimental, contribuições, sugestões e comentários são bem vindos. Aproveite.




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