Música para as Ciências

O Uso de Músicas no Ensino de Ciências


Outro recurso muito usado por professores de modo geral são as músicas. Elas comunicam, a maior parte das vezes por poesia, informações e reflexões que podem fazer a diferença na facilitação da aprendizagem. Dentro do ensino de ciências, especificamente na biologia já é bastante divulgado e conhecido o uso, por exemplo, da música do Caetano Veloso “Luz do Sol”, para introduzir estudos sobre fotossíntese. Em palavras simples o poeta traduz o processo de modo magistral. Como atividade a ser feita com os estudantes, é interessante aqui que todos recebam a letra, ouçam a música e levantem o que mais chama a atenção na mesma, para que se comece a conversar sobre o assunto. Outra música muito interessante para se discutir cadeia alimentar é o clássico “Tico Tico no Fubá”, apresentado aqui na playlist na versão por Roberta Sá. Com letra muito simples, serve para questionar a turma os níveis tróficos encontrados na mesma, e quais outros elementos que poderiam ser incorporado nesta cadeia. Propor até um desafio para que nas equipes, os alunos façam paródias em cima da música, propondo outros componentes da cadeia, algo para finalização da aula.

Para estudos da distribuição vegetal do Brasil, a música "Aquarela Brasileira" pode ser usada. Sugere-se aqui a distribuição de mapas do Brasil impressos aos estudantes que podem ser desafiados na localização dos lugares mencionados na música, apresentando referências sobre aspectos da paisagem e da distribuição vegetal. Essa atividade com a música pode ser realizada para fechamento de uma aula sobre os biomas brasileiros, por exemplo.

Abaixo o player com as músicas “Luz do Sol”, “Tico Tico no Fubá” e "Aquarela Brasileira".





Outras sugestões


Que tal usar o inusitado para falar de herança quantitativa em genética? Quando se fala em dois pares de alelos determinando a cor da pele, por exemplo, é um bom momento para se discutir muitos aspectos das concepções sobre cor de pele, seja no campo da antropologia, da genética, da sociologia e, começar um assunto como esse com um momento de descontração para chamar os alunos para próximo do assunto é sempre importante, assim, duas músicas podem ser interessantes neste momento, uma é do poeta popular Genival Lacerda, chamada "Galeguim do Zói Azu", a essa música pode se associar matérias publicadas na rede sobre gêmeos de cores diferentes, a exemplo desta "Irmãos de cores diferentes chamam atenção, mas não surpreendem cientistas" publicada no site da BBC. Já a música interpretada pelo grupo Karnak chamada "Alma não tem cor", pode ser usada para discutir aspectos do preconceito racial como forma para levantar concepções dos estudantes sobre o assunto.

Ouça o player:





E em tempos de questões ambientais sérias e preocupantes, a temática "Água" sempre tem seu lugar. Aqui um clássico para refletir sobre esta questão, a música: "Planeta Água" na interpretação de Zé Ramalho.

Related Posts with Thumbnails