Vídeos

O uso de vídeos no ensino de ciências

Provavelmente, o uso de documentários em vídeos para o ensino de ciências seja a via mais difundida de utilização de Tecnologia de Informação e Comunicação. Todavia, o uso de vídeos é o que mais se aproxima da hora do laser. Sua aplicação deve ser pensada com intencionalidade didática. Intervenções devem ser planejadas com pausas estratégicas e questionamentos feitos para direcionar o olhar do estudantes. O melhor seria editar o documentário, ou o filme, restringindo-o a pontos importantes na observação, diminuindo-lhe a duração de modo a focar no que importa para dada aula. Os estudantes devem entender que o recurso utilizado tem propósito pedagógico e serve para  ilustrar e facilitar a aprendizagem.

O vídeo abaixo, retirado da BBC Brasil, com pouco mais de um minuto de duração, faz uma referência jornalística ao desenvolvimento da primeira célula artificial desenvolvida.



Alguns assuntos podem ser tratados a partir desse vídeo. Pode servir como base para se introduzir o estudo da Citologia, a classificação celular, sobretudo discutir os procariotas.

Robô-atriz estréia nos palcos em festival no Japão - 11/11/2010

Aqui nesse vídeo da BBC Brasil, Geminoid F contracena com atriz humana e interpreta andróide que cuida de paciente terminal. Este vídeo além de mostrar a quantas andam o aperfeiçoamento nessa área da robótica, abre possibilidades para boas discussões sobre a aplicabilidade dos robôs nas sociedades, além de permitir um link para filmes importantes que podem ser usados para abordar temas como a substituição de humanos por máquinas, como é o caso de "Blade Runner, o Caçador de Andróides", "A.I., Inteligência Artificial", "Edward, Mãos de Tesoura", "The Surrogates" e outros tantos que estão no campo da ficção, mas, que a reportagem exibida, mostra as possibilidades do que se anuncia.




Planeta gerado fora da Via Láctea é descoberto - 19/11/2010

Notícia curta para ser utilizada em aulas sobre Universo, Sistema Solar, formação da Terra. A apresentação de descobertas de novos planetas, sempre abre discussão sobre sua formação, sobre a possibilidade de ter vida, sobre as condições necessárias para tal e um sem número de situações que instigue e aguce a criatividade de estudantes nesses temas.

 



TV Ciência

Site português que oferece TV online sobre Ciência e Tecnologia, ao tempo que também disponibiliza bons vídeos sobre diferentes temáticas dentro das ciências.

Abaixo umvídeo sobre investigação em Biologia Celular. Na origem da vida dos animais e das plantas estão as células. Este é talvez um dos conceitos mais básicos da biologia.











Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails