sábado, 21 de agosto de 2010

Uso criativo das TIC no ensino de ciências


Com o título de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) se entende as tecnologias e os métodos que se prestam na comunicação. Compreendem os computadores e seus acessórios, os celulares, as TV e suas diversas formas de difusão, a internet e seus recursos, os elementos associados à captação digital de imagens e sons e tudo que se relaciona a acesso remoto como recursos Wi-Fi, bluetooth e outros meios wireless. Assim, se define um leque muito amplo de meios e técnicas que estão à disposição da sociedade para os mais diversos usos na difusão da informação e facilitação das comunicações. Como tal, o potencial para servir à educação é igualmente amplo, encontrando na criatividade humana possibilidades ilimitadas.

Entendendo por esta vertente, o que mais chama a atenção no seu uso potencial, são as vias pelas quais estes meios podem ser adaptados, associados, reinventados, como recursos pedagógicos, mediadores entre o conhecimento e os aprendizes tendo o docente como peça fundamental nesta mediação. O grande desafio, não é o uso ordinário desses meios, ou seja, o uso para o qual foi pensado, mas sim, o uso com intencionalidades pedagógicas aplicadas à educação e somente o profissional preparado para tal, poderá ser autor de um uso diferenciado dessas vias. O que muito se observa ainda, por exemplo, é a TV e o DVD serem usados como lazer na educação, um recurso que alguns docentes utilizam para entreter a turma enquanto se ocupa de outros afazeres. Portanto, estes recursos estão com o mesmo papel a que se prestam no uso doméstico corriqueiro.

O planejamento de ações pedagógicas, pensando-se no uso das TIC, pressupõe criatividade, estudo, pesquisa, compartilhamento de ideias para a melhor utilização, enfim, uma utilização na educação voltada para melhorar o processo de aprendizagem, com intencionalidades sistematizadas, pensadas e ponderadas tendo em vista o ganho em qualidade educacional. Pensando dessa forma, todos podem imaginar projetos de utilização de TIC que fujam do padrão usual.

Tomando-se um recorte educacional na área de ciências, objetivo deste blog, este espaço também se destina ao compartilhamento de ideias de uso inovador, criativo de TIC na ação pedagógica. Assim, o desafio está posto. Contribua, opine, sugira e compartilhe suas ideias e projetos, coloque aqui suas postagens.




Related Posts with Thumbnails

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho muito bom este espaço de compartilhamento. Eu por exemplo, concordo plenamente que não basta colocar na sala de aula peças tecnológicas dando a elas o mesmo uso que teriam em outro espaço que não na educação. Tem que agregar valores pedagógicos e didáticos.

Related Posts with Thumbnails