domingo, 15 de agosto de 2010

Ensinando ciências com TIC

Na visão do teórico Marc Prensky, podemos agrupar os indivíduos atualmente em nativos digitais e imigrantes digitais. Pensando nessa concepção mais particularmente aplicada à educação, estamos testemunhando o encontro de duas gerações nesse processo de fazer educação. Os que já nasceram com acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), e que, portanto, falam a linguagem digital de maneira natural e espontânea e os que nasceram num mundo ainda analógico e que têm pouca ou nenhuma familiaridade com o universo digital. Nestes últimos, podem ser encontrados os que fazem esforços para incorporar esse instrumental das TIC no seu dia-a-dia de trabalho ou de lazer, porém, ainda com o forte “sotaque” analógico, da aprendizagem passo-a-passo, o que tenta utilizar ferramentas digitais para transpor sua forma analógica de atuação, sem incorporar as reais possibilidades inovadora de seu uso.

Assim, quando se fala em educação, a situação torna-se mais delicada. Atualmente, os jovens nativos digitais encontram-se com professores, no melhor das possibilidades, imigrantes digitais, com todas as dificuldades que um imigrante em qualquer circunstância se encontra para lidar com nativos. Por mais que se tente incorporar a nova linguagem, há sempre os elementos essenciais da cultura nativa funcionando como intervenientes no processo. O que fazer então diante disso?

E quando a área de atuação é o ensino de Ciências e Tecnologias, como ocorre esse embate? O mundo contemporâneo está eivado de recursos tecnológicos que estão sendo incorporados pela sociedade no seu uso diário. Um dos imperativos da educação em ciências é funcionar como um elo importante entre o que a ciência produz e sua utilização pela sociedade. Uma educação científica, que situe esses recursos para seus aprendizes sem utilizar os próprios recursos que apresenta à sociedade, no mínimo está incorrendo em incoerências.

O que se pretende aqui nesse blog é discutir e apresentar elementos de formação continuada para profissionais de educação no ensino de ciências que contribua para a utilização de TIC na sua prática pedagógica.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails